Por: Jânio Santos de Oliveira
Presbítero e professor de teologia da Igreja Assembléia de Deus Taquara - Duque de Caxias- Rio de Janeiro
estudosbiblicosdesantificaao.blogspot.com
Mas que diz? A Palavra está junto de ti, na tua boca e no teu coração; esta é A Palavra da fé, que pregamos, a saber: Se, com a tua boca confessares ao Senhor Jesus, e, em teu coração, creres que Deus o ressuscitou dos mortos, serás salvo.
Visto que com o coração se crê para a justiça, e com a boca se faz a confissão para a salvação. ( Rm 10.8-10).
O que nós cremos é o resultado do nosso pensamento. Se pensarmos erroneamente, vamos crer de maneira errada.
Se a nossa crença for errada, a confissão também o será, ou seja, o que dissermos estará errado. Tudo depende do nosso modo de pensar!
Mas a palavra de deus nos foi dada para endireitarmos os nossos pensamentos.
Jesus disse em Marcos 11.23 : Porque em verdade vos digo que qualquer que disser a este monte: Ergue-te e lança-te no mar, e, não duvidar em seu coração, mas crer que se fará aquilo que diz, tudo o que disser lhe será feito.
Geralmente, conversamos bastante sobre o crer, mas não conversamos tanto sobre o falar. É claro que não seremos capazes de falar certo, se não pensarmos certo. Nosso pensamento tem de estar em sintonia com a Palavra de Deus, porque não podemos crer além do que nos revela Sua Palavra.
A Bíblia diz: Confia no Senhor de todo o teu coração e não te estribes no teu próprio entendimento (Pv 3.5). E ainda: Destruindo os conselhos e toda altivez que se levanta contra o conhecimento de Deus, e levando cativo todo o entendimento a obediência de Cristo. (2 Co 10.5).
A Bíblia também nos fala: E não nos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação do vosso entendimento para que experimenteis qual seja boa, agradável e perfeita vontade de deus (Rm 12/2)
Renovamos nossa mente estudando a Palavra de Deus. A Bíblia ensina a termos a mente de Cristo. (I Co 2.16)
A única maneira de termos a mente de cristo é estudando Sua Palavra, crer nEla de todo o coração e agir conforme Seus ensinamentos.
A Palavra de deus também nos ensina a pensar "nas coisas que são boas, puras e honestas, se houver nelas alguma virtude." (Fp 4.8). Portanto, a Palavra de deus realmente tem muitas coisas a dizer sobre a mente.
Entretanto, precisamos compreender que os pensamentos podem surgir de duas fontes distintas. Em outras palavras, os pensamentos que vem a nossa mente nem sempre se originam dela. O diabo coloca muitos pensamentos de fora: esta é uma fonte. Por outro lado, pensamentos de Deus vêm do nosso interior.
Eles vêm através do nosso espirito para nossa mente.
Quando você fica em comunhão estreita com o Senhor por meio da oração, meditação e estudo da Sua Palavra aprende a distinguir a origem de seus pensamentos.
Naturalmente, pensamentos malignos são do diabo. Deus é amor, e o amor não pensa, não ouve e não vê mal. Esses tipos de pensamentos vêm de Deus.
Muitas pessoas têm suas mentes confusas quanto ao fato de crer, muitos pensam que crêem.
E realmente, o fazem em suas mentes, mas não em seus corações.
Muitos cristãos estão perdendo a batalha contra o inimigo nos lugares celestiais, porque ainda não tem ganhado a batalha em sua mente.
Não podemos conquistar as fortalezas espirituais em lugares celestiais, sem que primeiro tenhamos conquistados as fortalezas espirituais que satanás tem levantando em nossas mentes.
"Amarás, pois, ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todo o teu entendimento (mente) e de todas as tuas forças". (Mc 12.30)
Para Deus, é muito importante como está a tua mente. Não haverá progresso se nossa mente não se colocar em harmonia com Deus.
De todos os seres criados, o homem é o único que tem capacidade de pensar, porque é o único que foi feito à imagem e semelhança de Deus.
Se desejarmos, cumprir este primeiro mandamento temos que prestar atenção à situação de nossa mente. É impossível poder amar ao Senhor com toda a nossa mente se uma parte dela, todavia, não se submete à Sua vontade.
"O homem de coração dobre é inconstante em todos os seus caminhos". (Tg 1.8); outra versão diz: "O homem de mente dobre é um homem com mente dividida". A inconstância espiritual que observamos em muitos cristãos é resultado de uma mente dividida.
Com uma parte tenta agradar a Deus e, com outra, tem comunhão com o sistema deste mundo.
"A vós também que outrora éreis estranhos, e inimigos no entendimento (mente) pelas vossas obras más". (Cl. 1.21).
Paulo nos diz claramente nas escrituras que, antes de sermos salvos, nossa mente estava em inimizade com Deus, ao pensar independentemente de Deus.
O que o homem faz é conseqüência do seu pensamento. "Viu o Senhor que era grande a maldade do homem na terra e que toda a imaginação dos pensamentos de seu coração era má continuamente".( Gn 6.5).
Embora o homem tenha sido reconciliado com Deus por meio do sangue de Jesus Cristo, precisamos decidir que nossa mente tenha pensamentos que nos levem a manter uma vida de comunhão com Deus.
Se quisermos agradar a Deus, tem que haver uma transformação em nosso modo de pensar e atuar.
"Entre os quais todos nós também antes andávamos nos desejos da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos, e éramos por natureza filhos da ira como também os demais". (Ef. 2.3)
Temos que entender que a carne por si só não pode fazer nada, sem que primeiro, receba ordem de sua mente, que foi a primeira que desejou e cobiçou.
O cristão tem a vantagem de poder controlar seus pensamentos porque tem a sua disposição a vida de Deus, a Palavra e o Espírito Santo. Se tua mente não está em comunhão com Deus, estará em comunhão com o mundo.
"Pensai nas coisas que São de cima, e não nas que são da terra". (Cl 3.2)
Deus espera que as pessoas que nasceram de novo coloquem sua mente nas coisas do espírito. É o poder da ressurreição em nós que nos capacita a dirigir nossas mentes para as coisas de Deus.
Quando a Bíblia diz: pense nas coisas lá de cima, não está dando uma sugestão, mas uma ordem.
Não vamos controlar nossos desejos e impulsos da carne se primeiro não tivermos o controle dos pensamentos que os ativam.
A Bíblia diz como o homem pensa em seu coração indicando que quem controla sua mente terminará controlando também o seu corpo.
Note que não podemos amar a Deus, com o nosso corpo, sem que tenhamos amado com a mente.
"Ora, este é o pacto que farei com a casa de Israel, depois daqueles dias, diz o Senhor; porei as minhas leis no seu entendimento, e em seu coração as escreverei; Eu serei o seu Deus". (Hb 8.10)
Hoje vivemos um novo pacto o qual foi instituído com a morte e ressurreição de nosso Senhor Jesus Cristo.
Este pacto é superior ao que foi instituído com Moisés no Sinai, porque promete uma transformação radical na pessoa que aceita.
Esse pacto se realiza à medida que a pessoa permite que Deus coloque Suas leis em nossa mente.
Lembre-se que Deus não faz nada em tua vida que você não deseje.
Quando há uma decisão de colocar a Palavra de Deus em primeiro lugar, Deus a coloca em tua mente e a escreve em seu coração.
Alguns ficam se perguntando: "Será possível que um cristão possa sofrer qualquer influência de satanás em sua vida?".
Há muitos cristãos que vivem uma fantasia espiritual dizendo: "Se eu ignorar o diabo, ele vai me ignorar também.
E satanás não pode entrar em nosso espírito, mas pode atacar nossa mente", por isto Paulo diz: "Não deis lugar o diabo".( Ef 4.27)
Tiago diz: "Resisti ao diabo e ele fugirá de vós" .( Tg 4.7)
E satanás sabe que você jamais negará sua fé no Senhor Jesus Cristo, não pode entrar no seu espírito, por isso, tenta atingir sua mente.
E satanás conhece muito bem o funcionamento da mente humana. Sabe que se conseguir manter sua fortaleza na mente do cristão, quatro coisas acontecerão:
1 - O espírito não tem liberdade de expressão;
2 - A pessoa não tem paz em seu relacionamento e comunhão com Deus;
3 - Sua mente será um instrumento para fazer o corpo pecar;
4 - Não há autoridade espiritual para lutar contra as obras do diabo.
Percebe a importância de entender o funcionamento da mente da pessoa que é nascida de novo?
A mente é o campo principal da batalha dos filhos de Deus, ali se decide a vitória ou a derrota, se caminho em santidade ou caminho na carne, se terá um corpo sadio ou enfermo.
Aquele que ocupa o maior tempo em tua mente, será quem terá controle para levar vantagem em seu reino. Você decide se é Deus ou o diabo.
Por que tenho lutas? Esta é uma das muitas perguntas que muitas pessoas sinceras se fazem, quando descobrem que a vida cristã nem sempre é um jardim de rosas.
Às vezes as pessoas não entendem este conflito, e têm optado por separar - se do serviço de Deus, porque satanás tem convencido que não são salvas, porque se fossem salvas não teriam tantas lutas.
Meu propósito é conscientizá-lo da importância de renovar, santificar e ter uma mente de vitória. Lembre-se que Deus fez todas as provisões para que não haja derrota em tua vida cristã.
Você pode ter vitória na batalha de tua mente, pois isto foi designado por Deus. Deus deseja que cada um dos Seus filhos tenha uma mente livre de toda influência satânica, a qual possa ser usada para pensar os pensamentos de Deus.
Os seguidores de Jesus precisam ser encorajados a serem ousados ao enfrentar os inimigos de Deus.
A Bíblia é um livro para todos os momentos da vida. Ela atende aos interesses do homem em qualquer ocasião. Conforta os aflitos, sacode os preguiçosos e corrige os pecadores. Muitos de nós precisamos de todas estas coisas, uma vez ou outra.
Aqueles que desejam agradar a Deus precisam ser encorajados a serem ousados ao enfrentar os inimigos de Deus e seus servos. A Bíblia oferece a resposta certa.
Exemplos e afirmações, através de todo este grande livro, nos recordam que os servos de Deus, no final, vencem todas as guerras.
Jeremias precisou tal encoraja-mento, quando ele começou seu trabalho de pregação ao povo cabeça-dura de Judá. As palavras de Deus a ele devem fortalecer-nos nestes dias: "Tu, pois, cinge os teus lombos, dispõe-te e dize-lhes tudo quanto eu te mandar; não te espantes diante deles, para que eu não te infunda espanto na sua presença.
Eis que hoje te ponho por cidade fortificada, por coluna de ferro e por muros de bronze, contra todo o país; contra os reis de Judá, contra os seus príncipes, contra os seus sacerdotes e contra o seu povo. Pelejarão contra ti, mas não prevalecerão; porque eu sou contigo, diz o Senhor, para te livrar “(Jr1. 17-19).
COMO ENFRENTAR AS TRIBULAÇÕES - TRIBULAÇÃO: Aflição, adversidade moral
CRENDO QUE A TRIBULAÇÃO PRODUZ PERSEVERANÇA
E não somente isto, mas também nos gloriamos nas tribulações, sabendo que a tribulação produz a paciência. (Rm 5. 3)
A palavra “tribulação” refere-se a todos os tipos de provações que podem nos afligir. Isto inclui coisas como necessidades financeiras ou materiais, circunstâncias difíceis, tristeza, enfermidade, perseguição, maus tratos ou solidão.
Em meio a estas aflições, a graça de Deus nos capacita a buscar mais diligentemente a sua face e produz em nós um espírito e caráter perseverantes, que vencem as provações e as aflições da vida. A tribulação, ao invés de nos levar ao desespero e à desesperança, produz a paciência.
CRENDO QUE O SENHOR NÃO ESTÁ LONGE - Por que, SENHOR te conserva longe, E te escondes nas horas de tribulação? (Sl 10. 1)
Às vezes, podemos sentir a presença de Deus que nos abriga como um cobertor quente de amor e proteção. Em outras ocasiões, talvez não sintamos nada senão um silêncio estranho e deprimente.
Salmos como esse nos mostram que tais sentimentos de abandono não são incomuns.
Mas, como Davi nos faz lembrar em outro texto, podemos ter a certeza de que Deus está sempre conosco, não importa como nos sintamos.
ORANDO E CRENDO QUE O SENHOR RESPONDE O SENHOR te responda no dia da tribulação; o nome do Deus de Jacó te eleve em segurança. (Sl 20. 1)
Os salmos 20 e 21 são paralelos. São orações a Deus em torno da luta de seus fiéis contra seus inimigos. O Sl. 20 é uma oração antes da batalha;
o Sl 21 é um ato de louvor depois da batalha. Para o crente em Cristo, o Sl 20 pode ser aplicado à sua luta espiritual. No presente, batalhamos contra as forças invisíveis, porém claramente reais, do mal, e ansiamos pela vitória sobre Satanás e os poderes demoníacos, e por ficarmos livres da presença deles.
CRENDO QUE DEUS É SOCORRO PRESENTE - Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente nas tribulações. (Sl 46. 1 )
Deus quer estar perto do seu povo e prover-lhe ajuda e consolo. Este salmo evidencia fé e confiança em Deus, em ocasiões de instabilidade e insegurança. (1) –
Em Deus temos o poder e a capacidade de enfrentar as incertezas e lutas da vida. “Refúgio” fala de abrigo no perigo, mostrando que Deus é nossa real segurança nas tormentas da vida ( Is 4. 5, 6).
“Fortaleza” refere-se à força divina na peleja do crente contra seus inimigos (21. 8; Êx. 15. 13) e inclui o poder de Deus que opera em nós (Cl 1. 29) e nos capacita a vencer os obstáculos da vida. (2) Conclusão: Deus é “socorro bem presente nas tribulações”.
Ele está ao alcance do seu povo e quer que busquemos seu socorro em qualquer momento de necessidade (Hb. 4. 16). Ele é suficiente em qualquer situação e nunca nos deixa só. Por isso, não precisamos temer.
CRENDO QUE O SENHOR LIVRA - Na sua aflição, clamaram ao SENHOR, e Ele os livrou da tribulação em que se encontravam. (Sl 107. 6)
Veja Salmos 107. 6, 10-17, 19, 28. Como é difícil passar por momentos assim! Alguns problemas da vida são tão sérios que não nos deixam apenas tristes ou preocupados, mas profundamente angustiados
. Num momento desses, muitas vezes pensamos que Deus não se importa mais conosco e que a nossa dor nunca passará, porque não há solução para o nosso problema. Leia o texto bíblico e descubra lições importantes que o ajudarão a lidar com os momentos de angústia:
(1) – Deus sabe que estamos sofrendo e está disposto a nos ouvir. Ore e abra o seu coração para o Senhor.
(2) – Pode ser que você se sinta culpado (veja os versículos 11-12). Confesse tudo ao Senhor. Ele o perdoa totalmente.
(3) – Deus permite momentos de angústias para o nosso próprio bem e crescimento. Vemos as coisas com outros olhos depois.
(4) – Lembre-se que, ainda que demore um pouco, esse momento vai passar.
(5) – Quatro vezes o salmo afirma: clamaram ao Senhor e Ele os livrou das suas tribulações (v.6, 13, 19 e 28).
CRENDO QUE DEUS CONSOLA PARA CONSOLARMOS A OUTROS
Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, Pai das misericórdias e Deus de toda consolação, - que nos consola em todas as nossas tribulações, para que, com a consolação que recebemos de Deus, possamos consolar os que estão passando por tribulações. (2 Co 1. 3 e 4)
Muitos pensam que quando Deus nos consola, nossas dificuldades devem desaparecer. Mas, se fosse sempre assim, as pessoas se voltariam a Deus somente com a intenção de serem aliviadas da dor, e não por amor a Ele.
Devemos entender que ser “consolado” pode também significar receber forças, encorajamento e esperança para lidar com as nossas dificuldades.
Quanto mais sofremos, mais conforto Deus nos dá. Se você estiver se sentindo subjugado, permita que Deus lhe console.
Lembre-se de que, a cada prova que enfrentar, você confortará outras pessoas que estão sofrendo dificuldades semelhantes às suas.
SOFRENDO TRIBULAÇÕES, PARA ENTRAR NO REINO DE DEUS - Eles pregaram as boas novas naquela cidade e fizeram muitos discípulos. Então voltaram para Listra, Icônio e Antioquia, - fortalecendo os discípulos e encorajando-os a permanecer na fé, dizendo: “É necessário que passemos por muitas tribulações para entrarmos no Reino de Deus”. (At 14. 21, 22)
Aqueles que se dedicam a Cristo como Senhor, e que um dia entrarão no Reino do Céu, hão de sofrer “muitas tribulações” ao longo do seu caminho.
Por viverem em meio a um mundo hostil, têm que se engajar na guerra espiritual contra o pecado e o poder de satanás (Ef. 6.12; cf. Rm. 8.17; 2 Ts. 1. 4-7; 2 Tm. 2. 12). Por outro lado, a vida verdadeiramente cristã é uma contínua batalha contra os poderes do mal. (1) –
Os que são fiéis a Cristo, à sua Palavra e aos caminhos de justiça, terão problemas e aflições neste mundo (Jo. 16. 33).
Somente o “crente” morno ou de meio termo viverá em paz com este mundo (cf. Ap. 3. 14-17). (2) – O presente mundo ímpio, bem como os falsos crentes, continuarão como adversários do evangelho de Cristo até quando o Senhor derrubar o sistema maligno deste mundo, na sua vinda (Ap. 19, 20).
Entrementes, a esperança do crente “está reservada nos céus” (Cl 1. 5) e está “já prestes para se revelar no último tempo” (I Pe 1. 5).
Sua esperança não consiste nesta vida, nem neste mundo, mas no aparecimento do seu Salvador para levá-lo para si (Jo. 14. 1-3; I Jo. 3. 2, 3).
Que Deus nos ajude a acertar o alvo da salvação através da vigilância e da prudência , mantendo sempre a nossa mente firmada no Senhor até a sua volta quando nos levará para si ,em nome de Jesus, amém!
Nenhum comentário:
Postar um comentário