sábado, 18 de fevereiro de 2012

Há Poder em Nossas Palavras

Por: Jânio Santos de Oliveira
Presbítero e professor de teologia da Igreja Assembléia de Deus Taquara - Duque de Caxias- Rio de Janeiro
Jsoliveiraconstrucoes.wordpress.com



Meus amados e queridos irmãos em Cristo Jesus, a Paz do Senhor!

Em nossas palavras há poder de maldição e de benção, ou seja, de mal dizer e de bem dizer.

Há palavras mortíferas, que quando são pronunciadas é como se levantassem um poder maléfico sobre quem são ditas.

Estas serão as piores de todas embora outras muitas mais tenham quase o mesmo efeito, com palavras de desdém de desânimo e muitas outras mais que são como veneno e retratadas na Bíblia como flechas envenenadas ou picadas de serpentes e de escorpiões.

No dia a dia é freqüente ouvir mães usarem maneiras de falar com suas crianças, que se soubessem as portas que estão abrir para tanta coisa de mal poder acontecer na vida dessas crianças…

silenciavam ouve-se, por exemplo, tu és feio, tu não prestas mesmo pra nada, tu nunca vais chegar longe, nunca vais arranjar alguém que goste de ti, que asco, és burro por isso, és preguiçoso por isso, não faças isso vais morrer, ou então, o pai já não gosta de ti.

Já não sais mais comigo á rua, vou-te vender.

Podemos fazer uma lista enorme de coisas que são ditas aos filhos, sem consciência da intenção e o significado que está por de traz dessas palavras.

Palavras dessas são como maldição, são sementes que ficam bem no intimo e vai um dia mais tarde dar frutos nas vidas dessas crianças ou na infancia ou quando forem adultos.

Também palavras da mesma espécie são usadas entre adultos, entre casais, das esposas para os esposos e vise versa e o resultado é devastador se não for em curto espaço de tempo será a longo termo, chega a um final destrutivo para ambas as partes.

Quando os casais se separam também existem casos que o campo de batalha das palavras agrava-se principalmente, se houver filhos que possam usar, para exercer suas vinganças, e aí com alguns tudo vale, é um festival para o inimigo, há sempre um a atirar mais alto.

( Pv 18.21; Lc 6.45; Ef 4.29)

I. PALAVRAS DE MOTIVAÇÃO E ELOGIO TÊM O PODER DE TRANSFORMAR AS PESSOAS. (Rm 15.14).

a) Motivar e elogiar o ponto forte das pessoas faz com que elas se concentrem em suas virtudes e isso leva as pessoas a atingirem o máximo do seu potencial em Cristo. Ex: O chamado de Gideão (Jz 6:11-14).

Essa é a razão porque na infância as crianças precisam ter bons pais e bons professores, que ressaltem os pontos positivos que ajudem as crianças a desenvolverem o máximo de seu potencial e sonharem grandes sonhos...

b) Todas as coisas são resultados da atitude que se toma e das palavras que pronunciamos.

c) As palavras negativas fazem com que o futuro das pessoas, da família, da nação torne-se triste, obscuro, negativo, incerto e até derrotado.

d) Precisamos mudar o nosso vocabulário, em lugar de dizer: “eu morro”, “não posso”, “não dá”, “é impossível”; devemos dizer: “é possível”, “tudo posso naquele que me fortalece”, “eu posso fazer isso”.

Nunca mais direi “eu não posso“, pois “TUDO POSSO NAQUELE QUE ME FORTALECE“. Passagem bíblica de: Fp 4:13

Nunca mais direi que “não tenho“, pois “o meu Deus, segundo a sua riqueza em glória, há de suprir em Cristo Jesus, cada uma de minhas necessidades“.

Faça a lista de nunca mais:

• Nunca mais direi “não posso”... (Fp 4.13).

• Nunca mais direi “não tenho”.... (Fp 4.19).

• Nunca mais direi “tenho medo”... (2 Tm 1.7).

• Nunca mais direi “sou fraco”.... (Sl 27.1;Dn 11.32).

• Nunca mais direi que “satanás tem poder sobre minha vida”... (1 Jo 4.4).

• Nunca mais direi “estou derrotado”... (2 Co 2.14).

• Nunca mais direi “estou doente”... (Is 53. 4,5; 1 Pe 2.24).

• Nunca mais direi “estou condenado”... (Rm 8.1).

e) Nossas palavras têm o poder de influenciar, de dar vida ou destruir a vida de outras pessoas, por isso, devemos procurar fazer uso correto das palavras (Ef 4.29).

II. NOSSAS PALAVRAS TEM UMA ESTREITA RELAÇÃO COM NOSSOS PENSAMENTOS (Lc 6.45)

a) Não podemos separar as palavras dos pensamentos, porque as palavras do homem são moldadas pelos pensamentos.

Davi fez uso de seu pensamento e de suas palavras de acordo com a orientação Divina, o resultado foi uma vida de sucesso (1 Sm 17.34,35).

Se vencermos a batalha travada na mente, venceremos na batalha real, se porém, perdemos a luta travada em nossa mente, perderemos a luta real.

Davi já havia vencido a batalha da mente e assim, pôde vencer também a batalha contra o gigante Golias (1Sm 17.46,47).

Davi era apenas um jovem com menos de 20 anos, mas pensava com um gigante da fé, portanto, sua boca proclamava palavras de vitória. O pensamento, a fé, a confissão da palavra e ação prática fizeram de Davi o grande vencedor.

b) O que nos leva a pensar, falar, sentir e agir de acordo com a palavra de Deus?

• Arrependimento – É mudança de coração de mente – Metanóia. Esse é o princípio para estar em paz com Deus; para que o Espírito Santo coloque em nossa boca as palavras de fé... (At 2:38,39).

• Identidade – Você precisa ter certeza absoluta de sua identidade – Santo filho de Deus. (I Co 6:17; Jo 1:12).

• A Cruz de Cristo – Firmar-se no fundamento que se encontra na redenção da Cruz de Cristo e de tudo o que Ele conquistou para nós. (Gl 2:19, 20)

c) Quando transformamos nosso pensamento e linguagem pelos pensamentos e linguagem da Palavra de Deus em fé, isso influencia positivamente o nosso futuro e nos guia para uma vida de bênçãos e milagres.

d) A boca fala do que o homem guarda em seu coração (Lc 6.45).

III. DECLARE PALAVRAS DE FÉ E EXPERIMENTE MILAGRES EXTRAORDINÁRIOS (Mc 9.23; Lc 1.37).

a) Fé não se origina de fora para dentro, é uma decisão do coração.

b) Fé é tomar a decisão de crer, confessar com a boca e agir a até sua plena realização. Fé é tomar como verdadeira a Palavra de Deus, obedecê-la e agir com perseverança até o milagre acontecer.

Moisés orando antes do Mar Vermelho ser aberto... (Êx 14.15-16).

Josué e o povo de Israel antes de atravessarem o rio Jordão (Js 3.13).

c) A confissão da Palavra de Deus em fé produz milagres porque há dois mil anos Jesus Cristo, venceu o mundo, o pecado, o diabo, as doenças, e todas as coisas na Cruz do Calvário.

O Centurião (Mt 8.5-13).

d) Confesse a Palavra de Deus em fé por meio da oração no tempo passado. A oração no tempo futuro é acompanhada de incertezas: “creio que salvarás”, “creio que curarás”, “creio que me abençoarás”.

As bênçãos divinas na sua maioria absoluta são dadas em Cristo Jesus, então, temos que orar no tempo passado:

“Deus me perdoou há dois mil anos atrás”, “eu fui curado”, “Deus me abençoou faz dois mil anos, portanto, sou um homem abençoado”; O Senhor Jesus morreu e ressuscitou há dois mil anos, portanto, por intermédio de Cristo, creio que morri e ressuscitei (Rm 6.6; Ef 2.4-6; 1 Pe 2.24).

e) Aceite pela fé o que Deus fez em Cristo Jesus, creia que já aconteceu e confesse para que isso mesmo se manifeste em sua vida agora mesmo. Isso é liberar o milagre por meio da linguagem da fé na Palavra de Deus.

O Senhor Jesus Cristo diante do túmulo de Lázaro, Ele agradeceu ao Pai antes de ver o milagre acontecer (Jo 11.41).

IV. COM A NOSSA PALAVRA CONSTRUIMOS O NOSSO CARÁTER

O caráter se revela pela linguagem de cada indivíduo. E a nossa fala influencia diretamente na formação do nosso caráter. Podemos tentar esconder o nosso verdadeiro caráter, mas seremos denunciados pela nossa fala.

Pedro, durante a crucificação de Cristo, negou ser um cristão, mas a sua fala o denunciou (Mt 26:73).

E aí ele começou a praguejar, tentando negar a sua fé em Cristo. Portanto, negamos a nossa fé com palavras torpes, com uma linguagem contaminada pelo pecado e assim deformamos o nosso caráter.

Jesus nos disse que o homem que tem um bom caráter, do seu coração só tira coisas boas, mas o homem de um mau caráter, só tira coisas ruins do seu coração, pois “a boca fala do que está cheio o coração” (Lc 6:45).

Deixe Deus fazer uma limpeza total em sua boca, em seu coração, em seu caráter, tirando toda a contaminação e maldição, assim como Ele fez com Isaías (Is 6:5-8). E depois dessa limpeza e purificação, você estará apto para aceitar o convite de Deus para a sua vida e o seu caráter será transformado!

V. COM A NOSSA PALAVRA CONSTRUÍMOS OS NOSSOS SONHOS

Quais são os seus sonhos? O que você mais quer na sua vida hoje? – Viu que para você expressar os seus sonhos, precisou falar?

Todos os nossos sonhos virão a se concretizar a partir do momento em que os verbalizarmos, falarmos, declararmos e partirmos para a conquista! A palavra será a nossa grande aliada na realização dos nossos sonhos.

Por isso é que o sábio Salomão afirmou que “o homem se fartará do fruto da sua boca”. A nossa fala denuncia os nossos sonhos e revela se os alcançaremos.

Aqueles que dizem: isso é muito difícil, sei que não conseguirei. Esses realmente jamais conseguirão. Outros só abrem a boca para se lamentar, chorar, reclamar, esses também serão derrotados.

Mas aqueles que só falam palavras de ânimo, sucesso, conquista e fé, esses certamente conquistarão todos os seus sonhos, pois possuem uma linguagem correta diante de Deus.

Pela sua fala eu sei se você sonha os sonhos de Deus para a sua vida, se você é um cidadão do Reino de Deus e se já foi alcançado pela salvação em Cristo.

Vamos descobrir isso agora? Então responda: Se você morresse hoje, você teria certeza da sua salvação? Quem lhe dá essa certeza? (Jo 5:24).

VI. COM A NOSSA PALAVRA CONSTRUÍMOS A NOSSA VIDA ESPIRITUAL ( V.21 )

A morte e a vida, tanto física como espiritual, estão no poder da língua, da palavra que proferirmos. A nossa palavra pode contaminar todo o nosso corpo e levá-lo à condenação, ao inferno (Tg 3:6).

Com a nossa palavra podemos abençoar muitas pessoas, mas também podemos amaldiçoar (Tg 3:9-10), pode dar vida, mas pode também matar.

Pela Palavra que proferimos, edificamos a nossa vida espiritual.

Se proferirmos palavra de bênção, atrairemos bênçãos, se proferirmos palavras de maldição, atrairemos maldições. Com a nossa palavra liberamos a ação de Deus sobre a nossa vida ou a ação de espíritos malignos para nos destruir.

Portanto, devemos vigiar cada palavra que sai da nossa boca e sempre alimentar o nosso espírito com palavras de fé (I Tm 4:6).

Você deseja construir a sua vida espiritual recebendo a salvação em Cristo? Então abra a sua boca e declare a sua fé em Jesus, confessando-o como seu Salvador! (Romanos 10:8-10).

VII . HÁ PODER NAS PALAVRAS DE JESUS!

Como posso provar que há poder nas Palavras de Jesus? Jesus não fala à toa, não fala por falar. Quando Ele fala, MILAGRES acontecem:

1. QUANDO ELE FALA, UMA ÚNICA PESSOA PODE SER CURADA (vs 15)

Alguns temem ir à Cristo em busca de um milagre, pois, acreditam numa mentira que anda por aí, que diz que “Deus está muito ocupado com os grandes problemas da humanidade”.

Ora, o Deus dessa gente não é Deus, pois, o Deus que a Bíblia nos revela é infinitamente maior que todas as coisas que existem e é capaz de atender e sustentar a sua própria criação.

Outros dizem que devemos ir a Jesus somente quando as enfermidades não podem ser curadas pela medicina. Quantas vezes esse pensamento tem te impedido de crer? Jesus tem o poder de nos curar de todas as enfermidades, graves ou não. A Bíblia nos ensina que ele nos cura e não diz que o faz somente em caso de doenças graves.

(I Pe 2:2) diz: "... pela suas feridas fostes sarados". (Is 53.4) diz: “...verdadeiramente ele tomou sobre si as nossas enfermidades...”.

2. QUANDO ELE FALA, UMA MULTIDÃO PODE SER CURADA (vs 16)

Alguns dizem que esse negócio de “muitos milagres” é pura fantasia, que Jesus não age assim, que é tudo manipulação dos líderes. É verdade que muitas igrejas usam isso como marketing, mas, também é verdade que Jesus cura quem, quando e QUANTOS Ele quer, de uma só vez ou não. Afinal, Ele é Deus soberano.

(Jo 12:32) “E eu, quando for levantado da terra, todos atrairei a mim”.

Você está precisando ser curado? Creia no poder das Palavras de Jesus .

3. QUANDO ELE FALA, OS DEMÔNIOS SAEM CORRENDO (vs 16a)

(Mt 17:18) “E, repreendeu Jesus o demônio, que saiu dele”.

(Mc 5:8 ) “Porque lhe dizia: Sai deste homem espírito imundo”.

(Jo 8:32) “E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará”.

(Cl 2:15) “E, despojando os principados e potestades, os expôs publicamente e deles triunfou em si mesmo”.

Devemos que quando Ele fala os demônios não o podem resistir.

Você está precisando de libertação? Ouça as Palavras de Jesus.

Através desse texto bíblico descobrimos que Jesus, pelo poder de suas Palavras, cura uma única pessoa ou uma multidão, e põe os demônios pra correr.

Creia nas Suas Palavras de todo o seu coração, pois: HÁ PODER NAS PALAVRAS DE JESUS! Amém!

Nenhum comentário:

Postar um comentário