Por: Jânio Santos de Oliveira
Presbítero e professor de teologia da Igreja Assembléia de Deus Taquara - Duque de Caxias - RJ
janio-estudosteolgicos.blogspot.com
Meus amados e queridos irmãos em Cristo Jesus, a Paz do Senhor!
A prática do jejum vem sendo desprezada em nossos dias, no entanto, quando realizado dentro de seus objetivos ele poderá ainda hoje ser de grande valia o de ótimo significado.
Nesta matéria estaremos mostrando inicialmente que o jejum é recomendado pelos médicos como recurso para a longevidade; e posteriormente apresentaremos os sete passos para se obter o sucesso através dele.
I. A prática do jejum proporciona vida mais longa e mais saudável, diz estudo
Segundo um estudo publicado pelo National Institute on Ageing [Instituto Nacional de Estudos do Envelhecimento] localizado em Baltimore, Estados Unidos, o jejum além de ajudar a perder peso dá um “impulso extra” ao cérebro.
Mark Mattson, líder do laboratório de neurociências do Instituto, afirmou durante o encontro da Associação Americana para o Avanço da Ciência, que seria suficiente reduzir o consumo diário para 500 calorias. Uma pessoa normalmente consome cerca de 2000 calorias por dia.
Com a alternância, a pessoa poderia sentir os benefícios do “jejum mínimo”, que equivale a consumir alguns legumes e chá, jejuando duas ou três vezes por semana. “Reduzir o consumo de calorias poderia ajudar o cérebro. Porém, fazer isso apenas diminuindo o consumo de alimentos pode não ser a melhor opção. O melhor seria alternar períodos de jejum, onde se ingere praticamente nada, com períodos em que pode-se comer o quanto quiser”, disse Mattson.
A maior ênfase da pesquisa foi mostrar que a prática constante do jejuar gera um maior desenvolvimento de novas células cerebrais que são mais resistentes ao stress, protegendo o cérebro de doenças como mal de Parkinson e Alzheimer e os AVCs.
O National Institute of Ageing chegou a essas conclusões usando cobaias. Alguns animais receberam o mínimo de calorias em dias alternados. Eles viveram duas vezes mais que os animais que se alimentaram normalmente.
Mattson acredita que os mamíferos que comem em dias alternados ficam mais sensíveis à insulina, hormônio que controla os níveis de açúcar no sangue. Por isso, precisavam produzir uma quantidade menor da substância. Os altos níveis de insulina, por sua vez, são associados a uma diminuição da função cerebral e maior risco de diabetes.
Outros benefícios do jejum incluem melhorar a regulação da glicose, que protege o corpo contra o diabetes, e diminuir a pressão sanguínea.
“Quando expostos a uma leve tensão, as células do corpo acham que isso vai acontecer novamente. Assim, a célula irá preparar-se para um momento de tensão quando ocorre a falta de comida”, disse o doutor Mattson.
Ele enfatiza que sua teoria é comprovada por estudos com humanos que praticam o jejum. Um dos outros benefício seria uma maior resistência contra a asma.
Sua equipe de pesquisadores passa agora a estudar o impacto do jejum no cérebro fazendo uso de ressonância magnética e outras técnicas.
Curiosamente, a Bíblia fala sobre um tipo de jejum parecido com o que foi apresentado pelos cientistas. No Livro de Daniel há um relato sobre reduzir a alimentação a água e legumes. No Novo Testamento, o jejum é visto como uma prática que devia ser rotineira para os cristãos como um exercício espiritual, acompanhado da oração.
II. Como começar e conduzir o seu jejum irá determinar grandemente o seu sucesso.
Seguindo estes sete passos básicos para o jejum, você irá tornar o seu tempo com o Senhor muito mais significativo e espiritualmente recompensador.
1. Defina Seu Objetivo
Por que você está jejuando? É para a sua renovação espiritual, por direção, cura, solução dos problemas, graça especial para enfrentar uma situação difícil? Peça ao Espírito Santo que mostre claramente a sua direção e os objetivos para o seu jejum e oração. Isto irá capacitá-lo a orar mais específica e estrategicamente.
Através do jejum e da oração nós nos humilhamos perante Deus de tal forma que o Espírito Santo irá avivar o nosso espírito, despertar as nossas igrejas e sarar a nossa terra de acordo com 2 Crônicas 7:14 “e se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e buscar a minha face, e se desviar dos seus maus caminhos, então eu ouvirei do céu, e perdoarei os seus pecados, e sararei a sua terra.”. Faça disso uma prioridade no seu jejum.
2. Faça seu compromisso
Ore sobre o tipo de jejum que você deve adotar. Jesus deu a entender que todos os Seus seguidores deveriam jejuar (Mt 6:16-18 “Quando jejuardes, não vos mostreis contristados como os hipócritas; porque eles desfiguram os seus rostos, para que os homens vejam que estão jejuando.
Em verdade vos digo que já receberam a sua recompensa Tu, porém, quando jejuares, unge a tua cabeça, e lava o teu rosto, para não mostrar aos homens que estás jejuando, mas a teu Pai, que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará.”.; 9:14,15 “Então vieram ter com ele os discípulos de João, perguntando: Por que é que nós e os fariseus jejuamos, mas os teus discípulos não jejuam? Respondeu-lhes Jesus: Podem porventura ficar tristes os convidados às núpcias, enquanto o noivo está com eles? Dias virão, porém, em que lhes será tirado o noivo, e então hão de jejuar.).
Para Ele a questão era quando os crentes iriam jejuar e não se eles jejuariam. Antes de jejuar, decida sobre os tópicos abaixo:
• Qual será a duração do seu jejum – uma refeição, um dia, uma semana, várias semanas, quarenta dias (Os iniciantes devem começar lentamente até alcançar jejuns mais prolongados).
• Que tipo de jejum Deus quer que você adote (de água apenas ou de água e sucos; que tipo de sucos você irá tomar e qual a freqüência).
• Que atividades físicas ou sociais você irá restringir-se.
• Quanto tempo por dia você dedicará à oração e a Palavra de Deus.
Fazer esses compromissos com antecedência irá ajudá-lo a sustentar o seu jejum quando as tentações físicas e as pressões da vida tentar fazê-lo abandonar o seu jejum.
3. Prepare-se Espiritualmente
Questões sobre Oração
O fundamento básico do jejum e oração é o arrependimento. Pecados não confessados irão bloquear as suas orações. Aqui estão algumas coisas que você pode fazer para preparar o seu coração:
• Peça a Deus para ajudá-lo a fazer uma lista abrangente dos seus pecados.
• Confesse cada pecado que o Espírito Santo trouxer a sua mente e aceite o perdão de Deus (1 João 1:9 “Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça.”).
• Procure obter o perdão de todos os que você ofendeu e perdoe a todos os que o feriram (Mc 11:25 “Quando estiverdes orando, perdoai, se tendes alguma coisa contra alguém, para que também vosso Pai que está no céu, vos perdoe as vossas ofensas.”; Lc 11:4 “e perdoa-nos os nossos pecados, pois também nós perdoamos a todo aquele que nos deve; e não nos deixes entrar em tentação, (mas livra-nos do mal.)”; 17:3,4 “Tende cuidado de vós mesmos; se teu irmão pecar, repreende-o; e se ele se arrepender, perdoa-lhe.
Mesmo se pecar contra ti sete vezes no dia, e sete vezes vier ter contigo, dizendo: Arrependo-me; tu lhe perdoarás.”).
• Faça restituições à medida que o Espírito Santo lhe mostrar.
• Peça a Deus para enchê-lo com o Seu Espírito Santo de acordo com a sua ordem em Efésios 5:18 “E não vos embriagueis com vinho, no qual há devassidão, mas enchei-vos do Espírito” e a Sua promessa em 1 Jo 5:14,15 “E esta é a confiança que temos nele, que se pedirmos alguma coisa segundo a sua vontade, ele nos ouve. E, se sabemos que nos ouve em tudo o que pedimos, sabemos que já alcançamos as coisas que lhe temos pedido.”
• Entregue a sua vida completamente a Jesus Cristo como o seu Senhor e Mestre; recuse-se a obedecer a sua natureza mundana (Romanos 12:1,2 “Rogo-vos pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos como um sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional.
E não vos conformeis a este mundo, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimente qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.”).
• Medite sobre os atributos de Deus, Seu amor, soberania, poder, sabedoria, fidelidade, graça, compaixão, e outros (Sl 48:9,10 “Temos meditado, ó Deus, na tua benignidade no meio do teu templo. Como é o teu nome, ó Deus, assim é o teu louvor até os confins da terra; de retidão está cheia a tua destra.”; 103:1-8 “Bendize, ó minha alma, ao Senhor, e tudo o que há em mim bendiga o seu santo nome. Bendize, ó minha alma, ao Senhor, e não te esqueças de nenhum dos seus benefícios.
É ele quem perdoa todas as tuas iniqüidades, quem sara todas as tuas enfermidades, quem redime a tua vida da cova, quem te coroa de benignidade e de misericórdia, quem te supre de todo o bem, de sorte que a tua mocidade se renova como a da águia. O Senhor executa atos de justiça, e juízo a favor de todos os oprimidos.
Fez notórios os seus caminhos a Moisés, e os seus feitos aos filhos de Israel. Compassivo e misericordioso é o Senhor; tardio em irar-se e grande em benignidade.”, 11-13 “Pois quanto o céu está elevado acima da terra, assim é grande a sua benignidade para com os que o temem.
Quanto o oriente está longe do ocidente, tanto tem ele afastado de nós as nossas transgressões. Como um pai se compadece de seus filhos, assim o Senhor se compadece daqueles que o temem.”).
• Comece o seu tempo de jejum e oração com uma expectativa no seu coração (Hebreus 11:6 “Ora, sem fé é impossível agradar a Deus; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam.”).
Não subestime a oposição espiritual. Satanás muitas vezes intensifica a batalha natural entre o corpo e o espírito (Gl 5:16,17 “Digo, porém: Andai pelo Espírito, e não haveis de cumprir a cobiça da carne. Porque a carne luta contra o Espírito, e o Espírito contra a carne; e estes se opõem um ao outro, para que não façais o que quereis.”).
4. Prepare-se Fisicamente
Jejum requer precauções conscientes. Consulte o seu médico em primeiro lugar, especialmente se você toma alguma medicação ou tem uma enfermidade crônica. Algumas pessoas nunca devem jejuar sem a supervisão de um profissional.
Preparação física faz com que uma mudança drástica na sua rotina alimentar seja mais fácil, de tal modo que você possa concentrar toda a sua atenção para o Senhor em oração.
• Não comece o seu jejum abruptamente.
• Prepare o seu corpo. Coma pequenas refeições antes de começar um jejum. Evite alimentos de alto teor de gordura e açúcar.
• Coma frutas e verduras cruas por dois dias antes de começar o jejum.
Seu tempo de jejum e oração chegou. Você está se abstendo de todas as comidas sólidas e está buscando ao Senhor. Aqui estão algumas sugestões úteis a serem consideradas:
• Evite medicações, mesmo às medicações herbáceas naturais e homeopáticas. As medicações devem ser retiradas apenas com a supervisão do seu médico.
• Limite as suas atividades.
• Exercite-se moderadamente. Ande um a quatro kilômetros por dia se for conveniente e confortável.
• Descanse o máximo que o seu horário permitir.
• Prepare-se para um período de desconforto mental temporário como: impaciência, irritabilidade e ansiedade.
• Espere algum desconforto físico, especialmente no segundo dia. Você poderá ter breves dores causadas pela fome, tonturas ou algo “esquisito”. A retirada de café e açúcar pode causar cefaléia. O mal estar físico pode incluir fraqueza, cansaço ou sonolência.
Os primeiros dois ou três dias são geralmente os mais difíceis. A partir do momento que você prossegue com o seu jejum, você irá experimentar uma sensação de bem-estar, tanto físico como espiritual. Quando sentir a “dor -de- fome”, aumente a ingestão de líquidos.
5. Mantenha-se no Programa.
Para um aproveitamento espiritual máximo, separe bastante tempo para estar sozinho com o Senhor. Ouça a Sua direção. Quanto mais tempo você passar com Ele, mais significativo será o seu jejum.
De manhã
• Comece o seu dia com louvor e adoração.
• Leia e medite na Palavra de Deus, de preferência de joelhos.
• Convide o Espírito Santo a trabalhar em você para querer e realizar a Sua boa vontade de acordo com Fp 2:13 “porque Deus é o que opera em vós tanto o querer como o efetuar, segundo a sua boa vontade.”
• Convide Deus a usá-lo. Peça a Ele para mostrar a você como influenciar seu mundo, sua família, sua igreja, sua comunidade, seu país e assim por diante.
• Ore para ter a visão de como Ele deseja usar sua vida e por poder para realizar a Sua vontade.
De tarde
• Volte para a oração e a Palavra de Deus.
• Faça uma breve caminhada de oração.
• Passe um tempo de oração interessaria pelos líderes de sua comunidade e nação, pelos milhões de pessoas não alcançadas, por sua família e por suas necessidades especiais.
De noite
• Fique um tempo sozinho, sem pressa, para “buscar a Sua face”.
• Se outras pessoas estiverem jejuando com você, encontrem-se para orar.
Evite a televisão e outras formas de distração que possam desviar o seu foco espiritual.
Quando possível, comece e termine cada dia ajoelhado com o seu cônjuge para um breve momento de louvor e agradecimento a Deus. Períodos maiores com o nosso Senhor em oração e estudo da Sua Palavra são sempre melhores quando estamos sozinhos.
Uma rotina diária é vital também.
Um programa diário e uma lista de sucos que podem ser úteis e satisfatórios para você. Modifique este programa e os líquidos que irá ingerir de acordo com o seu gosto e as circunstâncias que melhor se adéqua a você.
5hs – 8hs da manhã
Sucos de frutas, preferencialmente recém extraídos ou, se a fruta for ácida e for misturados e diluídos em 50% de água destilada. Maça, pêra, toranja, mamão, melancia ou outros sucos de frutas são geralmente preferenciais. Se não puder preparar o próprio suco, compre os sucos sem açúcar ou conservantes.
10hs30min – meio-dia.
Suco de vegetais frescos à base de alface, salsão e cenoura em três partes iguais.
14hs30min – 16hs
Chá de ervas com uma gota de mel. Evite chá preto ou qualquer chá com cafeína.
18hs – 20hs30min
Caldo feito à base de batata, salsão e cenoura sem sal. Após cozê-los por meia hora, separe o caldo e beba.
Dicas sobre o Jejum de Líquidos
• Consumir suco de frutas irá diminuir a sua “dor-de-fome” e fornecerá alguma energia natural do açúcar. O sabor e o estímulo irão motivar, e fortalecê-lo para continuar o jejum.
• Os melhores sucos são feitos a partir de melancias, limões, uvas, maças, repolhos, beterrabas, cenouras, salsões ou folhas de legumes verdes frescos. Em tempos frios você poderá desfrutar de um caldo de vegetal quente.
• Misture os sucos ácidos (laranja, tomate) com água para não comprometer seu estômago.
• Evite bebidas com cafeína. Evite também os chicletes ou mentolados, mesmo que o seu hálito esteja ruim. Eles estimulam a ação digestiva do seu estômago.
• Peça para o Espírito Santo revelar qualquer pecado não confessado em sua vida.
• Procure o perdão de todos aqueles que você tenha ofendido. Faça restituições onde Deus o guiar.
• Examine o motivo de cada uma das suas palavras e obras.
• Peça ao Espírito Santo para guardar o seu caminho da complacência e da mediocridade.
• Louve e agradeça ao Senhor continuamente em todos os caminhos e todos os dias, independentemente das circunstâncias.
• Recuse a obedecer a sua natureza carnal (Gálatas 5:16,17 “ Digo, porém: Andai pelo Espírito, e não haveis de cumprir a cobiça da carne. Porque a carne luta contra o Espírito, e o Espírito contra a carne; e estes se opõem um ao outro, para que não façais o que quereis.”).
• Entregue a sua vida a Jesus Cristo como o seu Salvador e Senhor. Desenvolva dependência completa nele em total submissão e humildade.
• Estude os atributos de Deus.
• Tenha sede e fome de justiça. (Mateus 5:6 “Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça porque eles serão fartos.”).
• Ame a Deus com todo o seu coração, alma e entendimento (Mateus 22:37 “Respondeu-lhe Jesus: Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento.”).
• Aproprie-se da plenitude contínua e do controle do Espírito Santo pela fé, baseando-se na ordem (Ef 5:18 “E não vos embriagueis com vinho, no qual há devassidão, mas enchei-vos do Espírito,”) e promessa de Deus (1 Jo 5:14,15 “E esta é a confiança que temos nele, que se pedirmos alguma coisa segundo a sua vontade, ele nos ouve.
E, se sabemos que nos ouve em tudo o que pedimos, sabemos que já alcançamos as coisas que lhe temos pedido.”).
• Leia, estude, medite e memorize a Palavra santa, inspirada e infalível de Deus diariamente (Cl 3:16 “A palavra de Cristo habite em vós ricamente, em toda a sabedoria; ensinai-vos e admoestai-vos uns aos outros, com salmos, hinos e cânticos espirituais, louvando a Deus com gratidão em vossos corações.”).
• Ore sem cessar (1 Ts 5. 17 “Orai sem cessar.”)
• Procure compartilhar Cristo diariamente como um estilo de vida.
• Decida a viver uma vida santa e piedosa, de obediência e fé.
• Comece ou una-se a grupos de estudo bíblicos nos lares ou numa igreja que enfatize o reavivamento e uma vida santificada.
Terminando o Jejum
Quando o tempo designado do jejum estiver terminando, você poderá começar a comer novamente. Entretanto, como terminar o seu jejum é extremamente importante para o seu bem-estar físico e espiritual.
6. Termine seu Jejum Gradualmente
Comece a comer gradualmente. Não coma comidas sólidas imediatamente após o seu jejum. A introdução súbita de alimentos sólidos no seu estômago e trato digestivo irá causar conseqüências negativas ou até mesmo perigosas.
Prefira várias refeições pequenas ou lanches cada dia. Se você terminar o seu jejum gradualmente, os efeitos benéficos, físicos e espirituais, irão resultar em uma boa saúde.
Eis algumas sugestões para ajudá-lo a finalizar o seu jejum apropriadamente:
• Termine um jejum prolongado de líquidos com frutas como a melancia.
• Enquanto continuar a beber sucos de frutas ou verduras, adicione o seguinte:
Primeiro dia: Adicione uma salada crua.
Segundo dia: Adicione batata assada ou cozida, sem manteiga e sem temperos.
Terceiro dia: Adicione uma verdura cozida no vapor.
Os dias seguintes: Comece a re-introduzir a sua dieta normal.
• Retorne gradualmente a comer regularmente com vários lanches pequenos durante os primeiros dias. Comece com uma sopa pequena e frutas frescas como melancia ou melão. Prossiga com algumas colheres de comida sólida como fruta e verdura fresca ou uma salada crua e batata assada.
7. Espere os Resultados
Se você se humilhar sinceramente perante o Senhor, arrepender-se, orar e procurar a face de Deus; se você meditar consistentemente na Sua Palavra, você irá experimentar uma percepção maior da Sua presença (Jo 14. 21).
O Senhor irá dar um vigoroso e novo discernimento espiritual. Sua confiança e fé em Deus irão se fortalecer. Você se sentirá mentalmente, espiritualmente e fisicamente renovado. Você verá respostas para as suas orações.
Um único jejum, entretanto, não é um remédio “cura tudo” espiritual. Assim como precisamos de um novo enchimento do Santo Espírito diariamente, nós também precisamos de novos períodos de jejum perante Deus. Um jejum de 24 horas cada semana tem sido altamente recompensador para muitos cristãos.
Leva tempo para fortalecer seu músculo do jejum espiritual. Se você falhar em fortalecê-lo no primeiro jejum, não desanime. Você pode ter tentado um jejum muito prolongado na primeira vez ou talvez precise fortalecer seu entendimento e determinação. Assim que possível, submeta-se a outro jejum até que seja bem sucedido. Deus haverá de honrá-lo pela sua fidelidade.
Eu o encorajo a juntar-se a mim no jejum e na oração, uma vez após outra, até que nós experimentemos verdadeiramente um reavivamento em nossas casas, nossas igrejas, nossa nação amada e em todo o mundo.
Que Deus nos dê forças físicas e espirituais para podermos jejuar afim de alcançarmos os nossos objetivos em nome de Jesus. Amém!
Nenhum comentário:
Postar um comentário